1ª. Exposição Virtual

Centro de Memória - Fotos, Fatos e Artefatos

A 1ª. Exposição Virtual do Centro de Memória do Laboratório Nacional de Computação Científica: Fotos, Fatos e Artefatos marca a linha do tempo nas primeiras décadas de criação e existência do LNCC até os anos 2000, contando a memória institucional à luz de alguns artefatos, equipamentos de tecnologia da informação, que apoiaram o desenvolvimento da tecnologia e da pesquisa científica, tendo como fonte principal para o levantamento das informações os relatórios de atividades, dentre outras.

Concebida na modalidade virtual, conta com uma mostra física no Hall de Eventos do LNCC.

Como uma exposição interativa, o público poderá enviar informações adicionais por intermédio de um formulário disponibilizado para essa finalidade. Assim, após análise dos membros do Centro de Memória, o (a) colaborador(a) poderá ter seu nome incorporado nas descrições dos fatos à memória institucional e no descritivo da exposição.

Possui alguma foto, fato ou artefato desse período com o LaC, LCC ou LNCC? Gostaria de compartilhar? Acesse aqui!

UNIDADE DE CONTROLE IBM 2821

Marca: IBM
Modelo
S.0018635
Período: 
12/08/1971

Fonte: Arquivo IBM

O primeiro equipamento identificado e registrado oficialmente como patrimônio tecnológico de apoio à pesquisa do Laboratório de Cálculo (LaC) em 1971, ainda no âmbito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). O artefato não existe mais fisicamente dado o decurso do tempo e a sua obsolescência.  Foi possível identificar no site do fabricante a imagem do objeto.

Era totalmente armazenado em buffer, ou seja, possui buffers grandes o suficiente para conter um cartão inteiro para perfurar, um cartão inteiro lido ou uma linha de impressão inteira para cada dispositivo conectado. Isso libera o software de atender aos requisitos de tempo apertados dos dispositivos periféricos. Conectava leitores,  perfuradores de cartão e impressoras de linha às famílias de computadores IBM System/360 e IBM System/370. (fonte: IBM)

Na década de 70,  destacamos as trabalhos e  participação em eventos científicos dos pesquisadores do Laboratório de Cálculo (LAC-CBPF):

•  Marco Antonio Raupp; Raul A. Feijó; Carlos A. Moura na 29ª. Reunião Anual da SBPC com a pesquisa “Um problema não linear em viscoelasticidade dinâmica com atrito” , p. 319, São Paulo, 1977;

• Carlos A. Moura, Raul A. Feijó, Marco Antonio Raupp, “Simulação Numérica do Movimento de Penetração de uma estaca no solo”, Anais do 7º. Seminário Brasileiro de Análise, p. 240-252, Recife, 1978;

• Abimael F. Loula e J.N. Guerreiro, “Algoritmos para Integração no Tempo das Equações da Elasto-Plasticidade”, Anais do III Simpósio sobre Sistemas Computacionais para Engenharia Civil e I Congresso Latino-Americano sobre Métodos Computacionais para Engenharia, Vol.I, p 55-69, Porto Alegrie, 1979.

• Maurício V. Kritz, “Um algoritmo de Ponto Fico para simulação do comportamento do bate-estaca”, 2º. Simpósio Nacional de Cálculo Numérico, p. 108, São Carlos, SP, 1979.

Os pesquisadores mencionados foram alguns dos protagonistas na constituição do Laboratório de Computação Científica – LCC (1980), atual LNCC.

TERMINAL IBM 3277

Marca IBM
Modelo S.8290909
Período  30/08/1982

Fonte: Google

Em 1982, a instituição desenvolvia atividades de pesquisa e desenvolvimento em computação científica, englobando as áreas de matemática aplicada, análise numérica e ciência da computação. E os projetos de pesquisa eram orientados para aplicações, ainda que alguns deles caracteristicamente metodológicos. Os pesquisadores eram especializados em cinco áreas principais: modelagem e análise matemática numérica; métodos matemático-computacionais em engenharia; programação científica; análise estatística de dados e processamento de sinais; teoria matemática de sistemas.

A época, a principal atividade voltada às aplicações relacionava-se à área de mecânica aplicada computacional. Outras aplicações eram também desenvolvidas em áreas da engenharia elétrica, demografia, geofísica e transportes.

Destaca-se, dentre diversos projetos em desenvolvimento a época, o “Projeto Lagos e Rios Amazônicos”, que teve início com a modelagem matemático-computacional de um sistema rio-reservatório, orientada para a análise da qualidade da água do Rio Tocantins e do reservatório Tucuruí, tendo como cliente a ELETRONORTE.

Unidade Processadora IBM 4381

Marca IBM
Modelo 4381
Período  1987

Fonte: Arquivo IBM

O equipamento teve início de sua operação em 1986 nos EUA. Adquirido pelo LNCC em 1987, contava com capacidade  armazenamento de “8 Mbytes” de memória central, sendo atualizado em 1989 para “32Mbytes” de memória central e “15 Gbytes” de discos magnéticos”.

Com o apoio desse equipamento, as pesquisas científicas eram realizadas por mais de mil pesquisadores e aproximadamente 50 instituições (universidade pública, de pesquisa e outras), que ligadas em rede computacional a nível regional e depois nacional, já utilizavam os serviços tecnológicos do Laboratório, com uso de computação em rede em meio acadêmico e científico.

Para exemplificar a evolução da tecnologia, quase 40 anos depois, nos dias de hoje, um simples pendrive possui a capacidade de armazenamento de dados que pode variar de 8Gbytes a 2 TB (terabytes) ou mais, de acordo com a empresa Kingston Technology.

Quanto às pesquisas realizadas em 1987, os projetos em desenvolvimentos contavam com a parceria de instituições nacional e internacionais, tais como:

•  Projeto de “Desenvolvimento de Softwares em Engenharia Mecânica para Micro e Minicomputadores” – LNCC, Banco do Brasil, CNPq;

• Projeto de “Desenvolvimento de um programa de elementos finitos para microcomputador compatível com a linha IBM, PC, XT e AT” – LNCC, Marinha, CNPq, COPESP;

• Projeto “Ressurgência” – LNCC, Marinha, CNPq, IEAPM.

• Projeto “Computacional Models for Amazon Lakes” – LNCC, SEI, CNPq, GMD Alemanha

• Projeto “Métodos Numéricos em Mecânica Não-Linear” – LNCC, CNPq, CNRS e Laboratoire de Mecanique et d’ Acoustique, França.

Aparelho CISCO System AGS

Marca Cisco System

Modelo AGS

Período 1988

Fonte: Acervo CM

Roteador do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) que deu apoio tecnológico para a primeira conexão da internet entre as universidades dos EUA e do BRASIL em 1988.

A primeira ligação internacional a uma rede acadêmica ocorreu em setembro de 1988, conectando o LNCC à Universidade de Maryland e a toda rede BITNET ligada a esta Universidade.

Representou uma vitória do LNCC e da comunidade acadêmica como um todo. Apesar da ressalva da “ligação individual” na ata da SEI, várias outras instituições acadêmicas, inclusive uma escola secundária no Rio, se ligaram ao LNCC para se conectarem com a BITNET. Em breve, 23 instituições universitárias e de pesquisa, 11 das quais no Rio, formavam uma rede com conexão à BITNET pelo LNCC.

Poucos meses depois do LNCC, também com o uso do protocolo BITNET, a FAPESP recebeu autorização para se ligar ao FermiLab, e a UFRJ se ligou em maio de 1989 à UCLA. A FAPESP se interligou com 12 instituições do estado de São Paulo e 12 em outros estados. A UFMG se interligou tanto com o LNCC como com a FAPESP o que formou uma rede acadêmica nacional congregando 48 instituições, todas conectadas a redes internacionais através da BITNET.

Modem

Marca Elebra Telecom

Modelo EA – 2422

Período 1988

Fonte: Acervo CM

Antes da banda larga, navegar na web demandava um provedor de acesso e uma rede telefônica conectada a um modem, responsável por codificar e decodificar a informação em forma de sinais de áudio – o que deixava o telefone ocupado para receber e realizar ligações. Também era indispensável ter um provedor para autenticar o usuário na rede” (TechTudo)

• Na década de 1980, esse modem era para acesso discado à rede. Hoje temos a facilidade de ter os modens das operadoras em casa. Explica o Tecnologista Paulo Cabral Filho, que trabalhou no início da implantação desse sistema no LNCC, ainda quando estagiário.

• Antigamente, tinha-se um microcomputador ligado em um modem, que por sua vez estava ligado ao telefone. No início, discava-se pelo telefone. Quando se ouvia o ruído do modem do outro lado, apertava-se um botão no equipamento, colocava-se o fone na base e a conexão já estava estabelecida – comenta Cabral sobre a conexão à BITNET.

Estabilizador de Voltagem

Marca SMS
Modelo. EC-50N 0,8KVA
Período: 30/05/1988

MACINTOSH LC

Marca: APPLE INC.
Modelo: MACINTOSH LC
Período: 1990

Fonte: Acervo CM

Exemplar de um dos primeiros computadores MACINTOSH utilizados para pesquisa científica no Brasil. Equipamento doado ao Centro de Memória do LNCC pelo Pesquisador Augusto Gadelha, ex-Diretor da instituição.

O Macintosh LC foi designado, manufaturado e vendido pela Apple Inc. de 1990 a 1992. Ele era enviado dentro de um estojo pequeno recém-projetado e foi um dos primeiros Macs a vir com um microfone, acompanha uma mini impressora Style Writer a jato de tinta da Apple. Essa linha de impressoras pessoais foi descontinuada em 1997 por Steve Jobs ao retornar suas atividades na Apple. Lançado em outubro de 1990, como uma linha de computador pessoal, foi descontinuado no início de 1998. O LC (Low Cost, baixo custo em português) custava R$ 2.400 e tinha 2 Mb (Megabytes) de memória.  Atualmente, um notebook tem a capacidade de armazenamento de 8 Gigabytes.

Modem

Marca: ELEBRA EC
Modelo: 09650
Período: 14/12/1990

Fonte: Acervo CM

Conversor Assíncrono Síncrono

Marca: PARKS
Modelo: AS-2200
Período: 20/05/1991

Fonte: Acervo CM

CABLETRON Systems MR 2000C with LANVIEW (TM)

ETHERNET/IEE 802.3

REPEATER UNIT – Unidade Repetidora

Período  – 07/07/1992

 

Fonte: Acervo CM

A Cabletron foi fundada em 1983 e  fabricava dispositivos de rede, produtos de ethernet, switches, roteadores e softwares.

Em 1992, o LNCC era composto por uma Diretoria quatro Departamentos e uma Coordenação.

Os departamentos constituíam-se em Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento, responsável pelas atividades de P&D; Departamento de Computação Eletrônica, responsável pela gerência e operação do sistema computacional de grande porte, dando apoio à comunidade de usuários; Departamento de Informação e Documentação, responsável pelo apoio bibliográfico e pela disseminação de informações científicas.

As atividades de pesquisa do Laboratório objetivam a solução de problemas científicos e tecnológicos por intermédio do desenvolvimento e aplicação de modelos e de métodos matemáticos e computacionais.

O crescente avanço nas pesquisas e a necessidade de mais espaço par abrigar um novo parque computacional, ensejam a expansão do LNCC com a previsão de construção de uma nova sede em um terreno de 70.000m2 localizado em Petrópolis-RJ

FLUKE 672 LANMETER

TESTADOR DE CABOS COAXIAIS E FIO DE PAR TRANCADO M  

Modelo: 672LANMETER
Período: 10/11/1995

Fonte: Acervo CM

Um LANMeter era uma ferramenta para testar redes Token Ring e Ethernet introduzida pela Fluke Corporation em 1993. Ele incorporava testes de hardware ( cabo e placa de interface de rede) e testes de rede ativos em um pacote portátil operado por bateria . Foi descontinuado em 2003.

Em 1995, os recursos computacionais do LNCC foram utilizados em pesquisas científicas e tecnológicas avançadas, sendo seus usuários os pesquisadores e alunos de pós-graduação de diversas instituições de pesquisa de todo o país. A área institucional do Laboratório que prestava serviços computacionais desenvolveu ações em duas linhas principais: redes acadêmicas e computação científica de alto desempenho.

As linhas de pesquisa à época pautavam: Matemática Aplicada e Ciência Computacional; Mecânica dos Sólidos e dos Fluídos; Teoria dos Sistemas e Controle; Modelagem Estatística e Análise de Dados; Métodos e Análise Numérica em Ciência e Engenharia; e Ciência da Computação.

MODEM ANALÓGICO V 34

Marca: COURIER
Modelo: DE MESA SERIE 5
Período: 11/12/1995

Fonte: Acervo CM

CATALAYST 6509

Marca: CISCO SYSTEM
Modelo: 6500
Período: 30/08/2001

Fonte: Acervo LNCC

BASTIDOR

Marca: CISCO SYSTEMS
Modelo: AGS
Período: 04/09/2006 

Este equipamento também é designado como distribuidor ou armário repetidor.

Em 2006, O LNCC promove e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento nos diversos campos da Computação Científica, com ênfase na criação e aplicação de modelos e métodos matemáticos e computacionais para a solução de problemas científicos e tecnológicos. Empenha-se na formação avançada de recursos humanos em suas áreas de atuação e o desenvolvimento, instalação e administração de recursos computacionais de alto desempenho acessíveis à comunidade científica e tecnológica nacional.

As atividades de pesquisa e desenvolvimento envolvem as seguintes áreas do conhecimento Ciência da Computação; Controle e Filtragem de Sistemas Dinâmicos; Modelagem Computacional de Biossistemas e Bioinformática; Modelagem Computacional de Circulação e Transporte; e Modelagem Computacional de Problemas de Equilíbrio e Otimização.

FICHA TÉCNICA

Exposição: Centro de Memória – Fotos, Fatos e Artefatos

Curadoria: Anmily Paula Martins

Equipe: Anmily Paula Martins, Graziele Soares, Tathiana Tapajóz

Apoio: Grupo de Trabalho Centro de Memória, equipe SECAM; Equipe SELEP; Equipe COTIC

Pesquisa: Anmily Paula Martins

Imagem: Graziele Soares

O Centro de Memória do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) é composto por um conjunto de acervos que ajudam a contar a história da instituição e da ciência e tecnologia no país, contribuindo para a preservação, difusão, divulgação do conhecimento científico para o desenvolvimento social. Se possuir qualquer informação, documento, fotografia, material audiovisual, publicação, objeto referentes ao LNCC, entre em contato conosco.

Faça parte da nossa história!

Realização

Apoio