Galeria dos Diretores
ANTONIO CESAR OLINTO DE OLIVEIRA
Período: 1980 - 2000
PhD em Física pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e primeiro colocado no curso de Engenharia Elétrica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Na PUC-Rio foi diretor fundador do Rio Datacentro e dos Departamentos de Matemática e de Informática. No Governo Federal foi diretor fundador do Instituto Brasileiro de Informática do IBGE, diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), fundou e dirigiu por vinte anos o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). No Rio Datacentro foi responsável pelo processamento das tabulações avançadas do Censo de 1970, e no IBGE pelo processamento recorde dos Censos Demográfico, Agropecuário e Industrial. Na sua gestão o CBPF, então entidade privada, foi incorporado ao CNPq. No LNCC realizou sua transferência para Petrópolis, conseguindo a expropriação do terreno pela Prefeitura e a doação do sistema computacional pela IBM. A par das atividades de gestão permaneceu ativo em pesquisa física teórica sobre fluidos quânticos e condensação Bose-Einstein
MARCO ANTONIO RAUPP
Período: 2000 - 2006
Graduado em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é doutor em matemática pela Universidade de Chicago e livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professor adjunto da Universidade de Brasília (UnB), analista de sistemas do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, pesquisador titular e diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e professor associado no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP).
Foi vice-diretor do LNCC, diretor geral do INPE, diretor geral do IPRJ/UERJ e diretor do LNCC. Em reconhecimento aos serviços prestados, foi agraciado com o título de Comendador pela Ordem de Rio Branco (Ministério das Relações Exteriores) e pela Ordem Nacional do Mérito Científico (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação). Em diferentes momentos foi presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) e também tesoureiro, vice-presidente e conselheiro da SBPC. É membro titular da Academia Internacional de Astronáutica (IAA), membro titular do Conselho Superior da FAPERJ e membro suplente do Conselho Nacional da Ciência e Tecnologia (CCT). Foi diretor do Parque Tecnológico de São José dos Campos. Também foi presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB).
Em 24 de janeiro de 2012 deixou a SBPC para tomar posse como ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação do governo de Dilma Rousseff, em substituição a Aloizio Mercadante. Deixou a pasta em 17 de março de 2014 em uma reforma ministerial promovida pela presidente.
ABIMAEL FERNANDO DOURADO LOULA
Período: 2006
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (1970), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979) e pós-doutorado na Universidade de Stanford (1985-1987). Pesquisador titular do Laboratório Nacional de Computação Científica, atualmente aposentado. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, em Mecânica dos Sólidos, Mecânica dos Fluidos e Meios Porosos, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Computacional, Métodos de Elementos Finitos e Diferenças Finitas, Análise Numérica e Simulação Computacional.
PEDRO LEITE DA SILVA DIAS
Período: 2007 - 2015
Bacharelado em Matemática Aplicada no Instituto de Matemática e Estatística da USP em 1974, mestrado em Ciências da Atmosfera na Universidade Estadual do Colorado em Fort Collins, Colorado em 1977 e PhD em Ciências Atmosféricas também pela CSU em 1979. Contratado em 1975 pelo Instituto Astronômico e Geofísico da USP onde hoje ocupa a posição de Professor Titular. Foi Diretor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP entre 2017 e 2021. Foi diretor do Laboratorio Nacional de Computação Científica do MCTIC entre 2007 e 2015. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Recebeu a Ordem do Mérito Científico Comendador em 2003. Foi pesquisador Senior do INPE entre 1988 e 1990 onde foi Chefe do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos na fase de implantação. Foi membro do Comitê Assessor do CNPq na área de Geofísica e Meteorologia em vários períodos (1980-84, 1991-93, 1997-99 e 2009-13 ) e Coordenador do Comitê de Geociencias da FAPESP de 1986 a 1990. Membro do Comitê de Geociências da CAPES entre 1999 e 2005. Foi assessor da FINEP em questões ligadas à Meteorologia e Climatologia, na área operacional e na pesquisa. Foi membro do Joint Scientific Committee ICSU-WMO (1986-1990) e membro do Intergovernamental Pannel for Climate Change -IPCC (1993-1995 e 2004-2007). Foi Membro do Science Steering Commitee do programa CLIVAR/WCRP da Organização Meteorológica Mundial e do WGNE/WMO (2004-2010). Membro do Comitê Científico Internacional do programa LBA de 1998 a 2008 do qual foi presidente em 2002 e foi membro do Comitê Científico do programa VAMOS/CLIVAR-WMO. Foi co-presidente do programa PLATIN da GEWEX/CLIVAR. Ocupou a Presidência da Sociedade Brasileira de Meteorologia entre 1992 e 1994 e Diretor Científico entre 2007 e 2008. Foi Coordenador da Área de Ciências Ambientais do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP de 1999 a 2008, foi membro do Conselho Técnico Científico do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) até 2004 , do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do MCT (2002-2006), do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) entre 2001 e 2007, do CBPF (2007-2012), LNA (2007-2013) e do ON (2010-2013). É coordenador do Laboratório de Meteorologia Aplicada a Sistemas Regionais de Tempo (MASTER/IAG/USP), atuando na área de prestação de serviços, treinamento de meteorologistas operacionais e previsão numérica de tempo operacional.
AUGUSTO CESAR GADELHA VIEIRA
Período: 2015 - 2020
Graduado e mestre em Engenharia Elétrica – Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e, pela Stanford University, USA: M.Sc. in Statistics(’76), M.Sc. in Economic Engineering/Management in Science & Engineering (’76) e Ph.D. in Electrical Engineering. Foi diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTIC), unidade de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, e Professor Adjunto IV do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro – IM/UFRJ, cedido ao MCTIC. Tem experiência de pesquisa nas áreas de Probabilidade, Processos Estocástico e Estatística, com ênfase em Processamento de Sinais Digitais. Exerceu os cargos de Chefe do Departamento de Estatística do IM/UFRJ (ago’99-jul’04); Diretor do Departamento de Indústria, Ciência e Tecnologia da Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações (nov’04-ago’05); Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – SETEC/MCT (set’05-abr’06); Secretário Nacional de Política de Informática – SEPIN/MCT (dez’05-jan’11); Diretor do Departamento de Informática do SUS, Ministério da Saúde – DATASUS/MS (fev’11-jan’15). Foi Superintendente de Tecnologia da Informação da UFRJ. Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atualmente é liquidante da CEITEC.
FÁBIO BORGES DE OLIVEIRA
Período: 2021 - Atualmente
Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina(2001), mestrado em Modelagem Computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Científica(2007) e doutorado em Doktor-Ingenieurs (Dr.-Ing.) pela Technische Universität Darmstadt(2015). Atualmente é Tecnologista e Diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica, Presidente do Conselho Curador do Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Computação Científica. Tem experiência na área de Ciência da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Privacy, Security, Smart Grids, Cryptography, Algorithms.
O Centro de Memória do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) é composto por um conjunto de acervos que ajudam a contar a história da instituição e da ciência e tecnologia no país, contribuindo para a preservação, difusão, divulgação do conhecimento científico para o desenvolvimento social. Se possuir qualquer informação, documento, fotografia, material audiovisual, publicação, objeto referentes ao LNCC, entre em contato conosco.
Faça parte da nossa história!